Tulio Starling

Project Info

Project Description

Tulio Starling é ator, bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). É macaco fundador da ATA, sendo no grupo desde 2011. Toca pandeiro, zabumba e percussão em geral, e vem se dedicando aos estudo do Saxofone Soprano.

Ator profissional desde 2005, em sua trajetória compôs o elenco de dezesseis produções teatrais dirigidas por nomes de destaque na cena teatral brasiliense, tais como Hugo Rodas, Similião Aurélio, Alexandre Ribondi, Adriana Lodi, Iuri Saraiva, Juliana Drummond, Alice Stefânia, Rita de Almeida Castro e James Fensterseifer. Com este último diretor, integrou a Cia. Brasilienses de Teatro na qual trabalhou em cinco espetáculos: Eu, o Tentador (2007); Irmã Teodora e as Desventuras do Cavaleiro Agilulfo (2008); Mirandolina, a Taberneira (2009); Pela Metade (2009); e Cosme Trepado (2011-2012).

Foi premiado como Melhor Ator pelo Prêmio SESC do Teatro Candango de 2015, pelo espetáculo musical Desbunde, de Juliana Drummond e Abaetê Queiroz.

Também tem experiência significativa no cinema, somando sete curtas e cinco longas na carreira. Com o curta A Noite Por Testemunha, de Bruno Torres, foi premiado no IV Curta Cabo Frio e no 42° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2009). Integra o elenco de Faroeste Caboclo, longa metragem de René Sampaio, produzido pela carioca Gávea Filmes, que foi o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014. Nesse mesmo ano atuou no curta 1981, produzido pela Conspiração Filmes e dirigido por Del Regionato. O curta foi lançado em 2015 no Vimeo, plataforma de vídeos da internet, e logo foi selecionado pela curadoria internacional Vimeo Staff Picks. Também em 2015, fez participação especial no primeiro longa de Bruno Torres, A Espera de Liz, produzido pela Aquarela Produções Culturais. Também filmou o longa Campus Santo, de Márcio Curi, em seu primeiro papel protagonista no cinema.

Em 2010, conheceu o mestre Hugo Rodas, no contexto do Departamento de Artes Cênicas da UnB. A fundação da ATA, em 2011, foi o início de uma experiência única na sua carreira, em que a coletividade teatral vincula treinamento técnico, pesquisa da linguagem cênica e composição de afetividades humanas na lida diária e na carreira de um coletivo de teatro: desde então, foram aproximadamente 60 apresentações em festivais e casas teatrais de diferentes estados brasileiros.

No festival Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Tulio esteve em quatro edições: em 2011 com o espetáculo A Despedida, dirigido por Iuri Saraiva; em 2013, com Ensaio Geral, da ATA; em 2014, compondo o elenco brasiliense da produção espanhola La chica de la agencia de viajes nos dijo que había piscina en el apartamento, do grupo El Conde de Torrefiel, de Barcelona/ESP; e em 2015, com duas produções: o musical Desbunde e o segundo espetáculo da ATA, Punaré & Baraúna.

Em 2014, Tulio se diplomou com o espetáculo Abensonhar, baseado em contos do escritor moçambicano Mia Couto, tendo o ator participado diretamente da construção da dramaturgia do espetáculo. O mesmo foi dirigido e orientado por Alice Stefânia e Rita de Almeida Castro, e foi apresentado em maio de 2014, em Brasília.

Curriculum completo, além de fotos, vídeos, links, e informações para contato: http://vgiagentes.com/ator-detalhe/tuliostarling