PUNARÉ & BARAÚNA

por.cima

O espetáculo é uma livre adaptação do romance “Cansaço – a longa estação”, de Luíz Bernardo Pericás. Punaré e Baraúna, filhos da solidão e da escassez do sertão remontado por Pericás, são os personagens centrais da trama. O desejo de ambos pela encantoada Cicica é o motivo pelo qual são cantadas as histórias de um e de outro: duas versões sobre um mesmo entrevero.

Dos amores urbanos de Ensaio Geral para as solidões sertanejas de Punaré & Baraúna – o segundo espetáculo da ATA partiu da premissa dessa transição poética. A mesma orquestra que canta seus amores lhe “enchendo o saco num domingo de manhã” em Ensaio Geral, reposiciona e transmuta os mesmos móveis de sua festa para contar “outra estória de amor e solidão”. É a Orquestra d’Amacaca no sertão!

Nesse projeto, a ATA integrou estudantes da graduação em Artes Cênicas da UnB que, após um período de treinamento isolado com Hugo Rodas, no contexto da disciplina “Técnicas Experimentais em Artes Cênicas” da referida universidade, se inseriram no processo criativo desse espetáculo. Essa ação não só difundiu a metodologia de trabalho da ATA como ampliou e reelaborou a dinâmica de trabalho do grupo nesse processo específico de criação.

Punaré & Baraúna estreou em maio de 2014 no Teatro SESC Garagem, em Brasília, seguindo sua temporada inicial no Distrito Federal pelos teatros Newton Rossi do SESC Ceilândia e Paulo Gracindo do SESC Gama. Em agosto do mesmo ano compôs a programação do Cena Contemporânea 2015 – Festival Internacional de Teatro de Brasília.

Ficha Técnica – 1ª temporada:

Direção, Cenografia e Figurino: Hugo Rodas.
Direção Musical: Cacai Nunes.
Dramaturgia e composição das canções: Hugo Rodas e ATA.
Iluminação: Raquel Rosildete.
Elenco: Camila Guerra, Clarisse Johansson, Diana Poranga, Flávio Café, Iano Fazio, Tulio Starling e Victor Abrão.
Elenco de Apoio: Bruna Martini, Clara Maria Matos, Dani Neri, Emanuel Lavor, Felipe Manfrin, Flávia Limoeiro, Gregório Benevides, Pedro Mesquita e Tiago Mélo.
Colaboração no processo criativo: Márcia Duarte e Tamara Chiz.
Direção de Produção: Deca Produções.
Produção Executiva: Camila Guerra e Kaká Carvalho.
Assistente de Produção: Tulio Starling.
Produção e Execução de Figurino: Diana Poranga.
Produção e Execução de Cenografia: Flávio Café, Tulio Starling e Victor Abrão.
Coordenação Administrativa: Nísia Sacco.
Programação Visual: Patrícia Meschick.
Fotografia: Bernardo Rebello.

MATERIAL DE APOIO E INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Fotos em Alta
Release
Rider Técnico
Vídeos
Clipping